Ex-ministro Heizo Takenaka brilha com palestra sobre geopolítica asiática, no Centro Cultural Aliança

Ex-ministro Heizo Takenaka e Koto Nishi visitaram as salas da Aliança

Ex-ministro Heizo Takenaka e Yoko Nishi visitaram as salas da Aliança

Uma verdadeira ‘master class’ de geopolítica e macroeconomia asiática. No dia 17 de novembro, o Auditório Kunito Miyasaka, no Centro Cultural Aliança, recebeu uma palestra do professor Heizo Takenaka, professor emérito da Universidade de Keio e professor da Universidade de Toyo no Japão.

O evento faz parte das comemorações aos 61 anos da Aliança Cultural Brasil-Japão, e teve como tema “Geopolítica Econômica envolvendo Japão, China, Coreia do Sul e do Norte na atualidade”, reunindo cerca de 100 participantes para ouvir as análises e reflexões do professor.

Palestra do ex-ministro Heizo Takenaka

Palestra do ex-ministro Heizo Takenaka

Temas pouquíssimo divulgados no Brasil, como características da economia e da sociedade de países como Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, China, Hong Kong e Cingapura, foram abordados pelo especialista, que compartilhou um panorama atual e completo dos principais desafios enfrentados atualmente pelo Japão no cenário globalizado, além de falar de temas ligados à segurança, livre comércio e estabilidade econômica.

Por exemplo, sobre a questão do crescimento da China: “É necessário manter um bom relacionamento entre o Japão e a China. Na verdade, tanto o Japão como os Estados Unidos e o Brasil, bem como outros países, precisam auxiliar a China, para que ela possa efetivamente entrar na ordem mundial”, comentou o ex-ministro.

O professor Takenaka foi duas vezes ministro no governo de Junichiro Koizumi (Economia e Política Fiscal, depois do Interior e Comunicações), tornando-se uma das vozes mais destacadas no debate sobre a reforma do sistema financeiro e privatização dos Correios do Japão.

O Prof. Heizo Takenaka foi nomeado para Conselho de Fundação do Fórum Econômico Mundial em 2007. Tem atuado em inúmeros conselhos e comitês institucionais, como Membro do Conselho Político da Administração do primeiro ministro Shinzo Abe. É diretor presidente das instituições Academyhills e Pasona Group. É diretor externo da Orix Corporation e da SBI Holdings Inc.

Ao final do evento, o presidente da Aliança, Dr. Yokio Oshiro, entregou uma placa de homenagem ao palestrante, pelos conhecimentos compartilhados nessa palestra.

Dr. Yokio Oshiro entrega homenagem ao palestrante

Dr. Yokio Oshiro entrega homenagem ao palestrante

Colaboradores
Centro Cultural Aliança:


















ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Aliança Cultural Brasil-Japão
Unidade Vergueiro
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Vergueiro, 727 - 5 º andar
Liberdade - 01504-001
São Paulo - Tel.: (11) 3209-6630
Aliança Cultural Brasil-Japão
Unidade São Joaquim
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. São Joaquim, 381 - 6º andar
São Joaquim - 01508-001
São Paulo - Tel.: (11) 3209-9998 ou (11) 3209-6420
Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media