Aliança inicia 2017 com muitos cursos e novidades nas artes e no ensino da língua japonesa

mini-regular

O ano de 2017 será muito movimentado para os alunos e diretores da Aliança Cultural Brasil-Japão. As turmas do curso Intensivo, iniciado no dia 04 de janeiro, encerram as aulas no final do mês, e no dia 04 de fevereiro começam as aulas do curso Regular, que traz uma comunicação diferenciada.

Neste ano, a entidade decidiu mostrar o perfil dos “alunos fora do comum” que frequentam a escola, com profissões, hobbies e interesses diferenciados. A primeira aluna escolhida para a campanha é Heloísa Dela Rosa, influenciadora digital que possui um blog bastante conhecido, no qual fala um pouco sobre as aulas, as alegrias e os desafios do aprendizado do idioma.

“O idioma japonês é muito diferente, então é realmente difícil estudar sem perder a motivação. Pesquisei sobre diversos cursos e métodos e concluí que a Aliança é a melhor opção, já que aprendemos a língua e a cultura ao mesmo tempo. Quanto mais aprendo japonês, mais compreendo a forma de pensar dos japoneses…é uma longa jornada, mas fica cada vez mais interessante”, comenta.

Desafios em tradução

Janeiro também é a época da seleção de alunos para o Curso de Introdução à Tradução, que forma profissionais habilitados para iniciar a carreira de tradutor de língua japonesa.

Criado em 1990, o curso já reuniu mais de 20 professores, entre tradutores, intérpretes e especialistas de diferentes áreas. Todos os anos, uma nova turma inicia os estudos. O exame de admissão acontecerá nos dias 16 e 23/01, das 19h às 21h, na unidade Vergueiro da Aliança. Para os alunos aprovados, as aulas iniciam em fevereiro.

“O mundo está se abrindo para as pessoas que falam a língua japonesa, especialmente para os jovens, em diversas áreas, como para aqueles que almejam uma bolsa de estudos e aperfeiçoamento no Japão. A Aliança tem a credibilidade do ensino do idioma, um método de ensino inovador e professores altamente qualificados. Por isso, convidamos a todos para estudar japonês e enriquecer o seu currículo na Aliança”, convida o presidente da Aliança, dr. Yokio Oshiro.

Aperfeiçoamento e preparação

Pensando nos alunos que completaram o curso Avançado, foi criado o curso Brush-Up de Japonês, que busca fortalecer as habilidades dos alunos, reforçar as expressões cotidianas e manter a fluência. Aulas iniciando no dia 04 de fevereiro.

Voltado para os alunos japoneses, o Curso de Português para Estrangeiros começa no dia 06 de fevereiro, com aulas dedicadas a ensinar não apenas a língua portuguesa, mas também aspectos da cultura brasileira.

E em 04 de março, começa o Curso Preparatório para Exame de Proficiência, voltado a quem pretende prestar os níveis mais exigidos (N1 e N2) do Noryoku Shiken, o Exame de Proficiência em Língua Japonesa (JLPT), com testes, dicas e conhecimentos para tranquilizar o aluno e buscar o melhor aproveitamento na prova.

Panorama artístico

A Aliança é reconhecida pela divulgação das artes japonesas no Brasil. As aulas do Curso de Mangá já começaram e acontecem todos os sábados. O aprendizado não requer experiência ou conhecimento prévio: todos podem desenvolver a habilidade para desenhar.

Ainda em janeiro, de 23 a 26, as aulas do Curso de Kiri-ê ensinam a arte de recortar papéis com a lâmina do estilete, vazando algumas partes e conservando outras. As figuras e os contornos criados a partir dessa técnica formam verdadeiras obras de arte.

“Um único desenho pode ser cortado de diferentes maneiras, fazendo com que o aluno possa enxergar a mesma coisa sob diferentes formas. É um trabalho de paciência, precisão e foco”, afirma a professora Mari Kanegae.

As artes japonesas tradicionais são destaque em fevereiro: o Curso de Shodô retorna ao calendário, com aulas ministradas pela professora Tereza Kobayashi, e no Curso de Ikebana, os alunos aprendem com a professora Tokuko Kawamura, representante do Ikenobo, considerado o mais antigo dos estilos.

Arte com papel

Os benefícios da prática constante do Origami são inúmeros, e os estudos científicos comprovam que essa arte milenar japonesa consegue estimular os hemisférios direito e esquerdo do cérebro, através do uso dinâmico de ambas as mãos! Em fevereiro, além das aulas do curso Regular, a professora Mari Kanegae ministra o Curso de Envelopes e Embalagens, no dia 23/02.

E em março, começam as aulas do Curso de Washi-ê. A técnica trabalha o papel washi (feito artesanalmente com fibras da planta “kozo”), rasgando-o, desfiando-o e sobrepondo-o de diversas maneiras, a fim de compor uma obra com diferentes texturas e nuances, transmitindo também a leveza do papel japonês.

“O objetivo do curso é capacitar o aluno. É necessário que ele frequente as aulas no mínimo durante 03 meses. Nesse período, será direcionado para o aprendizado da técnica, manuseio do instrumental, trabalhando com os diferentes tipos de washi e também na forma de colagem. As aulas sempre consideram as individualidades de cada aluno”, comenta a professora Luiza Okubo.

60 Anos de História

A Aliança Cultural Brasil-Japão foi fundada pelo poeta Guilherme de Almeida, em 1956, e já tem mais de 60 anos de história. Atualmente com 1500 alunos por semestre, é a maior escola de língua japonesa da América Latina, atuando de maneira decisiva no intercâmbio entre o Brasil e o Japão.

Links:

Japonês – http://www.acbj.com.br/index.php/promocao14jan/

Tradução – http://www.acbj.com.br/index.php/traducao2017/

Brush-Up – http://www.acbj.com.br/index.php/brushup-2017/

Exame de Proficiência – http://www.acbj.com.br/index.php/noryoku2017/

Português – http://www.acbj.com.br/index.php/portugues2017-2/

Shodô – http://www.acbj.com.br/index.php/shodo2017/

Ikebana – http://www.acbj.com.br/index.php/ikebana2017/

Mangá – http://www.acbj.com.br/index.php/manga2017/

Kiri-ê – http://www.acbj.com.br/index.php/kirie2017/

Origami – http://www.acbj.com.br/index.php/origami2017/

Washi-ê – http://www.acbj.com.br/index.php/washie2017/

Informações:

Aliança Cultural Brasil-Japão – Unidade Vergueiro
Rua Vergueiro, 727, 5º andar, Liberdade, São Paulo – SP
(11) 3209-6630
vergueiro@aliancacultural.org.br


Aliança Cultural Brasil-Japão – Unidade São Joaquim
Rua São Joaquim, 381, 6º andar, Liberdade, São Paulo – SP
(11) 3209-9998
saojoaquim@aliancacultural.org.br

Colaboradores
Centro Cultural Aliança:


















Calendário

maio de 2017
domsegterquaquisexsáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031 
29/06 Curso Temático - Origami Kusudama
05/08 Curso Preparatório - Exame de Proficiência
05/08 Curso Brush-Up

Centro Cultural

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Aliança Cultural Brasil-Japão
Unidade Vergueiro
R. Vergueiro, 727 - 5 º andar - Liberdade - 01504-001
São Paulo - Tel.: (11) 3209-6630
Aliança Cultural Brasil-Japão
Unidade São Joaquim
R. São Joaquim, 381 - 6º andar - São Joaquim - 01508-001
São Paulo - Tel.: (11) 3209-9998 ou (11) 3209-6420
© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media