Pesquisador nipo-americano vem ao Brasil estudar a história da imigração japonesa

Phil Tajitsu Nash é professor da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos

20180824_153432 (1)

Motivado pelas comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, o pesquisador norte-americano Phil Tajitsu Nash, da Universidade de Maryland, nos EUA, esteve em terras brasileiras em busca de informações sobre os imigrantes japoneses, que chegaram em 1908.

Nash foi convidado a assistir à última aula do curso Japanologia – Identidade e Diferença entre Brasil e Japão, ministrado pelo Prof. Dr. Victor Hugo Kebbe, dia 24 de agosto, no Centro Cultural Aliança, localizado em Pinheiros, São Paulo.

O também antropólogo compartilhou com os colegas de classe, assuntos como as dificuldades encontradas pelos nikkeis americanos, que sofrem com a discriminação e buscam superar os problemas através da união entre os descendentes de japoneses e outros asiáticos.

- Nós enfrentamos discriminação, mas trabalhamos juntos para superar essa situação, que existe em muitas regiões – disse Phil Tajitsu.

Os Estados Unidos possuem a sexta maior comunidade nikkei, com aproximadamente 1,4 milhões de nipo-americanos. Segundo Nash, o país também promove diversos eventos culturais sobre o Japão, principalmente em grandes cidades.

- Tem muitos matsuris, como o Nisei Week, em Los Angeles, e muitos outros em cidades com maior número de descendentes de japoneses e que possui disponibilidade suficiente para aprender o kendô, entre outras atividades – explicou o antropólogo.

Engajado com a cultura, história e com a comunidade japonesa nos Estados Unidos, Nash busca entender, inclusive, a imigração japonesa no Brasil através de sua vinda ao país.

Colaboradores
Centro Cultural Aliança:


















ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Aliança Cultural Brasil-Japão
Unidade Vergueiro
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Vergueiro, 727 - 5 º andar
Liberdade - 01504-001
São Paulo - Tel.: (11) 3209-6630
Aliança Cultural Brasil-Japão
Unidade São Joaquim
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. São Joaquim, 381 - 6º andar
São Joaquim - 01508-001
São Paulo - Tel.: (11) 3209-9998 ou (11) 3209-6420
Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media