Jogos Olímpicos e Paralímpicos – Apoio da comunidade nikkei aos turistas japoneses

A comunidade nipo-brasileira se mobiliza para prestar apoio em São Paulo aos visitantes japoneses durante a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro, em agosto.

mesaFoi realizada uma coletiva de imprensa reunindo representantes das principais entidades nipo-brasileiras de São Paulo, para detalhar o projeto.

Participaram da coletiva os representantes Yoshifumi Murata (presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil), Yoshiharu Kikuchi (presidente do Enkyo – Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), cônsul Jiro Takamoto (Consulado Geral do Japão em São Paulo), Harumi Arashiro Goya (presidente do Bunkyo), Yasuo Yamada (presidente do Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Yokio Oshiro (presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão), Osamu Matsuo (vice-presidente do Bunkyo) e Atsushi Yasuda (vice-presidente da Câmara Japonesa).

Na abertura da coletiva, a presidente Harumi Goya informou que os representantes das entidades nipo-brasileiras e o Consulado Geral do Japão em São Paulo vêm se reunindo periodicamente, desde março, com a finalidade de “prestar apoio integral aos visitantes japoneses durante o período especial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos”. De acordo com a presidente, cada entidade deverá se encarregar de apoiar um dos diferentes setores em que o visitante japonês poderá enfrentar dificuldades. Esta ação coordenada tem o apoio e o acompanhamento do Consulado “com a finalidade de prevenir possíveis problemas aos turistas e, ao mesmo tempo, apoiar as equipes japonesas que estarão treinando em São Paulo”.

O cônsul Jiro Takamoto destacou que essa atuação do Consulado com o apoio das entidades terá como base a experiência bem sucedida com o esquema adotado durante a Copa Mundial de Futebol, em 2014. De acordo com o cônsul, além da preocupação com a segurança dos turistas japoneses, e a necessidade de prestar apoio aos atletas olímpicos japoneses que estarão em São Paulo, a ação também tem como finalidade fortalecer as relações do Consulado Japonês com as entidades representantes da comunidade nipo-brasileira de São Paulo e as empresas japonesas aqui sediadas.
oshiroYokio Oshiro, presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão (foto), destacou sua satisfação em constatar a disposição dos alunos de língua japonesa em participar voluntariamente para o atendimento aos visitantes.

De acordo com o presidente Oshiro, a orientação desses “estudantes-intérpretes” será realizada de forma digital por meio de atendimento celular ou internet.

“Trata-se de uma das formas mais ágeis de atender às necessidades/dificuldades desses visitantes que podem ser tanto de São Paulo, como de outro local do Brasil”, explicou.

Para entrar em contato com os voluntários da Aliança, o interessado deve acessar o grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/247755912276133/

O presidente Yoshiharu Kikuchi, do Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo) informou que, durante a realização do evento, disponibilizará o plantão telefônico de 24 horas em língua japonesa. Além, disso, os atendimentos médico-hospitalares em São Paulo poderão ser realizados pelo Hospital Nipo-Brasileiro e Hospital Santa Cruz, instituições que mantêm convênio com seguradoras médicas japonesas. O presidente Kikuchi informou ainda que a entidade mandou confeccionar um cartão com as indicações de hospitais de São Paulo e do Rio de Janeiro, que será distribuído gratuitamente aos visitantes japoneses.

Já o presidente Yasuo Yamada, do Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), informou que várias associações de províncias estarão disponibilizando a instalação das sedes para a hospedagem dos turistas japoneses.

Yoshifumi Murata, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, contou que, como a entidade congrega as indústrias do Japão, a preocupação foi em “dar conforto” aos visitantes e atletas japoneses em visita a São Paulo. Assim, nesse sentido, conseguiu o patrocínio de 15 empresas associadas que assumiram 22 cotas de patrocínio para dar andamento aos projetos definidos pelo comitê organizador.

Conheça as entidades patrocinadoras desta ação da comunidade nikkei: Ajinomoto, Avance-Authent, Toyota Tsusho, Tunibra Travel, Yasuda Marítima, Marubeni – Itochu Steel, Sumitomo Corporation, Marubeni Brasil, Mitsui Sumitomo Seguros, Aisin Group (Aisin Automotive, Aisin Ai Brasil e Advics Automotiva), Dra. Rosa Sakurada, Banco Tokyo-Mitsubishi UFJ, Itochu, Harada Advogados, Century Travel, Espaço Kazu e KIMG.

Ao final, representando o Bunkyo, falaram Cláudio Kurita (em português) e Akira Masumoto (em japonês) explicando sobre o formato do site oficial, que ficará vinculado ao do Bunkyo (www.bunkyo.org.br). Ressaltaram ainda que, no site das entidades parceiras, estarão o link e banner do site oficial. Esse site de prestação de serviço, desenvolvido por Kayo Goto, em japonês, deverá reunir as informações de interesse dos visitantes e atletas japoneses, bem como outros assuntos relacionados às Olimpíadas. Essa ação de comunicação terá as notícias também veiculadas por meio do Facebook.

Clique na imagem abaixo e conheça o site especial:

site_especial_olimpiadas

FOTOS E TEXTO: CÉLIA ABE OI (BUNKYO)

Tags:

Colaboradores
Centro Cultural Aliança:


















Centro Cultural

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Aliança Cultural Brasil-Japão
Unidade Vergueiro
R. Vergueiro, 727 - 5 º andar - Liberdade - 01504-001
São Paulo - Tel.: (11) 3209-6630
Aliança Cultural Brasil-Japão
Unidade São Joaquim
R. São Joaquim, 381 - 6º andar - São Joaquim - 01508-001
São Paulo - Tel.: (11) 3209-9998 ou (11) 3209-6420
© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media